Inversão histórica: motos superam carros em vendas no Brasil
Pela primeira vez, os emplacamentos de motocicletas ultrapassaram os emplacamentos de automóveis no Brasil. Essa inversão de tendência pode ser explicada por uma série de fatores, sendo um dos principais o aumento significativo nos preços dos veículos após o decreto da pandemia do Covid-19.
A mudança de preferência dos consumidores impulsiona as vendas de motocicletas em meio à crise automobilística
A crise sanitária e econômica gerada pelo coronavírus afetou diversos setores da economia, incluindo o mercado automobilístico. Com a interrupção das atividades produtivas, houve uma escassez de peças e matérias-primas, o que resultou em um aumento nos custos de produção. Além disso, as restrições impostas para conter a disseminação do vírus, como o fechamento de concessionárias e a redução da capacidade produtiva, também contribuíram para a elevação dos preços.
Outro fator que impactou os preços dos veículos foi a alta do dólar. Com a desvalorização da moeda brasileira, os custos de importação de componentes e veículos prontos aumentaram consideravelmente, refletindo-se nos preços finais. Além disso, a escassez de matéria-prima no mercado internacional também influenciou no encarecimento dos automóveis e motocicletas, segundo especialistas.
Diante desse cenário, os consumidores começaram a buscar alternativas mais acessíveis e econômicas para se locomover, optando pelas motocicletas ao invés dos automóveis. As motos apresentam um custo de aquisição mais baixo em comparação aos carros, tanto em termos de preço de compra quanto de manutenção e seguro. Além disso, a agilidade no trânsito, especialmente nas grandes cidades, é um fator que também tem atraído os consumidores.
As estatísticas da Fenabrave corroboram essa mudança de comportamento. Os dados indicam que, considerando o acumulado de abril de 2020 a maio de 2023 em relação ao acumulado de fevereiro de 2017 a março de 2020, os emplacamentos de automóveis apresentaram uma variação de aproximadamente -25%, enquanto os emplacamentos de motocicletas registraram um aumento de +25%.
Mais especificamente, as vendas de motocicletas em abril de 2023 foram de 120.908 unidades, e em maio de 2023, esse número subiu para 161.433. Já as vendas de automóveis no mesmo período foram de 118.127 unidades em abril e 127.482 unidades em maio.
Esses números evidenciam a preferência dos consumidores por motocicletas em detrimento dos automóveis. Apesar das vendas entre esses dois tipos de veículos terem se aproximado desde 2021, foi em maio de 2023 que a diferença se tornou significativa.
No entanto, é importante ressaltar que, se compararmos a quantidade de vendas de automóveis e motocicletas nos anos anteriores à pandemia, observa-se que a quantidade de vendas de automóveis era mais do que o dobro das vendas de motocicletas. Portanto, essa mudança de cenário é uma consequência direta dos impactos da pandemia nos preços e na economia como um todo.
Em suma, o aumento significativo nos preços dos veículos após o decreto da pandemia do Covid-19 tem levado os consumidores a preferirem motocicletas em vez de automóveis. Os altos custos de produção, a escassez de peças e a desvalorização da moeda são fatores que contribuíram para a elevação dos preços. Além disso, a preferência por motocicletas também se deve ao seu menor custo de aquisição e manutenção, assim como à agilidade no trânsito. Essa mudança de comportamento reflete-se nos dados estatísticos, com os emplacamentos de motocicletas superando os de automóveis nos últimos meses.
Onde encontrar moto novas e semi-novas ?
Se está pensando em fugir do transito e economizar nao deixe de visitar nossa loja virtual www.mobivile.com.br onde além acessorios para moto e motociclista.
Lá voce irá encontrar motos novas e semi-novas a combustão e elétricas, com preço competitivo e entrega em todo o Brasil.
Não perca tempo e acessar agora mesmo!!
Referências:
Postado em 2 junho, 2023, atualizado em 8 julho, 2023 por Max MotoVibeDeixe seu comentario
Fenabrave, “Emplacamentos”, Fenabrave, URL: http://www.fenabrave.org.br/portalv2/Conteudo/emplacamentos. Acessado em 2 de junho de 2023.